Google

15 de out. de 2012

O preço do luxo no Brasil - Marcas investem na redução dos lucros

Quem gosta de relógios já conhece a diferença entre os preços cobrados no Brasil e os preços nas lojas (físicas e online) no exterior.
Um cálculo rápido que eu faço é o seguinte:

  • Produtos mais baratos - a proporção é de 6 para 1, quero dizer: um relógio de 200 dólares nos Estados Unidos, é vendido em média por 1.200 reais aqui no Brasil.
  • Produtos mais caros - a proporção é de 3 para 1, ou seja: um relógio de 3.000 dólares nos EUA é vendido em média por 9.000 reais no Brasil.
Para reduzir esta diferença, muitas empresas que atuam no segmento de luxo estão abaixando suas margens de lucro, para atrair os consumidores que normalmente preferem fazer suas compras no exterior.

Na reportagem da revista Veja São Paulo de 5/10/2012, há o exemplo da Panerai que reduziu a diferença dos preços para apenas 13%. Considerando que a compra no Brasil está coberta por todas as garantias do código de defesa do consumidor, vale a pena comprar localmente. O modelo indicado na reportagem (Panerai Base) pode ser encontrado por R$12.400 no Shopping JK Iguatemi e por US$4,595 na Jomashop.

Outra empresa apostando no mercado brasileiro é a Omega, que terá boutiques próprias no país com o objetivo de acelerar a oferta dos seus lançamentos, a preços mais competitivos, conforme divulgado pela Isto É Dinheiro em agosto deste ano.


Relógio Luminor Base, da Panerai

Preço em São Paulo (em reais): 12.400
Preço no exterior* (em reais): 10.910

DIFERENÇA: 13%

Nenhum comentário:

Postar um comentário